

O perfil de Davi e os seus detalhes de contacto foram verificados pelos nossos especialistas.
Davi
- Preço 442MZN
- Resposta 1h

442MZN/h
1ª aula grátis
- Filosofia
- História da filosofia
- Ética
Aulas particulares e personalizadas para você compreender as temáticas clássicas abordadas pela Filosofia com um mestrando (PUCPR).
- Filosofia
- História da filosofia
- Ética
Local das aulas
Recomendado
Davi um professor apreciado pela comunidade Superprof. Ele foi recomendado pela sua fiabilidade, os seus métodos de ensino e pela qualidade das suas aulas. Uma óptima escolha para aprender com confiança.
Sobre Davi
Meu interesse por temas de filosofia tiveram seu início quando eu fui tomado por uma insaciável vontade de conhecer. Livros, por muito tempo (e por toda minha adolescência) foram amigos úteis e aprazíveis. Porém, não se enganem: há questões profundamente filosóficas na literatura e não se resumem apenas em obras clássicas e maçantes, como o "Discurso do Método" (1637) de René Descartes, a "Crítica da Razão Pura" (1781) de Immanuel Kant ou a "Fenomenologia do Espírito" (1807) de Georg Hegel. Nessa época, eu nem mesmo conhecia tais obras. Pelo contrário, aliei-me aos grandes escritores e poetas, consumindo sobremaneira Dumas, Goethe, Victor Hugo, Stendhal, as irmãs Brontë... É indescritível como, na literatura, a subjetividade humana junto das questões absolutas em relação à nossa existência são retratadas com precisão. As peças teatrais são, na minha perspetiva, de uma profundidade sem igual. Shakespeare com seu "Romeu e Julieta" (1597) ou "Hamlet" (1623) não é o único. O teatro grego serviu de base para muitos filósofos, desde Aristóteles até Nietzsche, Freud e Heidegger. "Esperando Godot" (1952) de Beckett e o teatro do absurdo podem ser lidos ao lado da obra de Albert Camus.
Se vimos que não há distinção entre filosofia e literatura, podemos dizer igualmente que não há distinção entre o nosso cotidiano e o que lemos na literatura e na filosofia. Quando mencionei meu desejo insaciável pela leitura, o maior estopim para isso foi quando, durante a pandemia, abateu-se sobre mim o duro espanto existencial de que fala Heidegger em "O que é isto - a metafísica?". A partir de então, encontrei um filósofo amado por muitos e temido por outros. Li Nietzsche como lia Dumas, e de "Assim falou Zaratustra" (1883-1885), rapidamente saltei para "A gaia ciência" (1882) e "Além de bem e de mal" (1886). Então, meu interesse por filosofia saltou drasticamente.
Influenciado também por meu professor de filosofia do Ensino Médio, a quem possuo grande admiração, decidi-me pela graduação, na PUC-PR, ainda com dúvidas se me adequaria. Afinal, eu não conhecia Kant ou Hegel, ainda não tinha lido Sartre, Platão ou sequer Spinoza. Havia lido muito, mas "O Nome da Rosa" de Umberto Eco não era suficiente para pensar filosofia medieval, tampouco Dostoiévski para o existencialismo niilista. Um percurso grande teve de ser percorrido e, após bastante dedicação, iniciei durante a Graduação pesquisas em Simone Weil (ainda pouco conhecida no Brasil) e em Friedrich Nietzsche (muito conhecido, por sinal). Fui aceito no Mestrado, também na PUC-PR, e agora tenho o árduo trabalho de terminar minha dissertação em Nietzsche (nada fácil).
Com isso, quis demonstrar que não há limites para pensar a filosofia e que, juntamente da teoria, a prática é possível a todos mesmo que não se domine tão bem os grandes filósofos. Contudo, a filosofia continua sendo para aqueles que se identificam com ela. Nietzsche chamaria esses indivíduos de "espíritos livres" - aqueles que não se fiam em argumentos exteriores, mas assim como Kant definiu o esclarecimento, são capazes de pensar por si mesmos.
Sobre a aula
- 2º ciclo do ensino secundário
- Terminale
- BTS
- +5
níveis :
2º ciclo do ensino secundário
Terminale
BTS
Ensino Superior
AEA
Mestrado
Doutoramento
MBA
- Português
Todos os idiomas falados na aula :
Português
Minhas aulas exploram os grandes temas da tradição filosófica — o Ser e a existência, identidade e subjetividade, problemas metafísicos, embates éticos, teorias políticas e diferentes formas de compreender o mundo — examinando como essas questões surgem e se transformam do período clássico à filosofia medieval, moderna e contemporânea. Trabalho a persistência das perguntas fundamentais e as variações conceituais que elas sofrem em autores e épocas diferentes, mostrando ao aluno que pensar historicamente é também pensar criticamente.
A metodologia combina exposição didática com leitura e diálogo. Cada encontro parte de uma explanação conceitual — definições, distinções e contextos históricos — seguida por uma leitura guiada de textos selecionados e por um diálogo crítico entre professor e aluno. O objetivo não é só entender teorias: é aprender a usá-las como ferramentas analíticas. Por isso promovemos debates dirigidos, exercícios de interpretação textual, questões-problema e aplicações práticas que conectam a teoria filosófica a dilemas contemporâneos (por exemplo, ética aplicada à inteligência artificial).
As aulas são pensadas para desenvolver autonomia intelectual e pensamento crítico. Para isso, serão sugeridos textos para leitura que identifiquem as questões abordadas e tragam um maior domínio conceitual ao aluno. Sempre avaliaremos as preferências do aluno para a relevância dos temas apresentados, levando em consideração também seu nível de dificuldade e conhecimento prévio de filosofia.
As aulas são direcionadas principalmente para estudantes do Ensino Médio e Graduação, ou que possuam interesse em desenvolver um pensamento crítico fundamentado em questões típicas da filosofia. Para estudantes do Ensino Médio, direcionaremos as aulas (caso o aluno opte) para a realização de vestibulares e o próprio Enem, interpretando juntos questões de filosofia que já apareceram nos últimos anos.
Se o aluno desejar, poderemos adotar atividades como realização de exercícios, comentários críticos e pequenos texto. Para alunos de Graduação (que se interessem por filosofia ou que efetivamente cursem filosofia), nosso foco será também as questões acadêmicas como produção de conhecimento científico e normas técnicas para escrever ensaios/artigos, por exemplo.
Se você busca aulas que aliem fundamentação teórica, disciplina hermenêutica e um compromisso com problemas atuais — transformando compreensão em prática reflexiva — este curso oferece as ferramentas e o acompanhamento para pensar com rigor e agir com responsabilidade intelectual
Recomendações
As recomendações são feitas pelos entes próximos e conhecidos do professor
Davi é um professor extremamente competente e dedicado em suas aulas. Muito atencioso com o aluno e com a dinâmica da aula. Explica com muita clareza e domínio a matéria.
Davi merece ser professor da Superprof:
Dedicado
Atencioso
Estudioso, e que se instrui cada vez mais para transmitir o conhecimento à seus alunos .Indico o Davi porque ele passa confiança e entendimento na Filosofia.
Consigo entender todo o conteúdo com as explicações dele.
Muito bom!Super indico o Davi! Muito capacitado e inteligente, além do currículo excepcional de mestrado na PUC.
Consegue passar uma informação clara do assunto fazendo com que a gente consiga entender bem e melhor sobre os estudos.
Ver mais recomendações
Preços
Preço
- 442MZN
Preços dos packs
- 5h: 2.019MZN
- 10h: 3.911MZN
online
- 442MZN/h
aulas grátis
Esta primeira aula de oferta com o(a) Davi serve para conhecer melhor o professor(a) e especificar as suas necessidades para as próximas aulas.
- 1h
Professores de Filosofia semelhantes
Louise
Paris 16e, França & Online
- 1.927MZN/h
- 1ª aula grátis
Richard
CDMX y área metropolitana, México & Online
- 1.860MZN/h
- 1ª aula grátis
Eduardo
Santa Maria, Brasil & Online
- 568MZN/h
- 1ª aula grátis
Luan
Santa Cruz, Brasil & Online
- 442MZN/h
- 1ª aula grátis
Joao Pedro
Belo Horizonte, Brasil & Online
- 1.135MZN/h
Bruno José
Coimbra, Portugal & Online
- 1.482MZN/h
- 1ª aula grátis
Cristina Leonor
Arruda dos Vinhos, Portugal & Online
- 1.483MZN/h
- 1ª aula grátis
Vitor
Centro, Brasil & Online
- 1.072MZN/h
- 1ª aula grátis
Maria João
São Miguel do Rio Torto, Portugal & Online
- 1.112MZN/h
- 1ª aula grátis
Júlio César
, Brasil & Online
- 1.262MZN/h
Felipe
São Paulo, Brasil & Online
- 1.880MZN/h
- 1ª aula grátis
Letícia
Rio de Janeiro, Brasil & Online
- 1.135MZN/h
- 1ª aula grátis
Maria Fernanda
Jardins, Brasil & Online
- 2.271MZN/h
- 1ª aula grátis
Julio
Joinville, Brasil & Online
- 946MZN/h
- 1ª aula grátis
Vyvianne
São Paulo, Brasil & Online
- 631MZN/h
- 1ª aula grátis
Margarida
Porto, Portugal & Online
- 1.335MZN/h
- 1ª aula grátis
Tamires
Icaraí, Brasil & Online
- 884MZN/h
- 1ª aula grátis
Ana Paula
Camobi, Brasil & Online
- 884MZN/h
- 1ª aula grátis
Aline
, Brasil & Online
- 883MZN/h
- 1ª aula grátis
Davi
Inajá, Brasil & Online
- 227MZN/h
- 1ª aula grátis
-
Veja os professores filosofia
